A sua escolha em viagens bíblicas para Israel, Egito, Jordânia, Turquia e Grécia!

  • slideslateral

Veja Israel ao Vivo

Agora você pode ver alguns lugares em Israel ao Vivo!

Muro das Lamentações
Cidade Antiga - Jerusalém
Tel Aviv

Whitepaper - Os Montes da Terra Santa e da Bíblia



Os Montes da Terra Santa e da Bíblia

Os montes sempre exerceram uma importância muito grande na Bíblia devido a grandes feitos históricos e religiosos acontecidos nas elevações comuns da Terra Santa, não apenas em Israel, mas também na Jordânia e no Egito.

Acredita-se que os montes da Terra Santa aproximam o homem do Senhor nos céus. A própria geografia de Israel ajuda nesta proximidade. O país é feito de montes por todos os lados, preservados desde o início dos tempos.

As elevações são muitas, vamos tratar aqui das principais do Antigo e Novo Testamento, mostrando a importância religiosa de cada um para os cristãos e para a história da humanidade.

Monte Moriá

Um dos primeiros montes da Terra Santa citado nas Escrituras, o Moriá ficou conhecido como o Monte da Provação. Foi nesta elevação que Abraão levou seu filho Isaque ao sacrifício pelo amor a Deus, seu único filho por tanto tempo desejado e só depois concebido por sua mulher, Sara. O sacrifício foi interrompido pelo anjo do Senhor.

E disse: toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas que eu te direi. (Gênesis 22:02)
Foi também no Moriá que o Rei Salomão construiu o Templo de Deus.

E começou Salomão a edificar a casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR aparecera a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu. (2 Crônicas 3:1)

Hoje o Moriá é conhecido como "Montanha das Lá­grimas". Após a destruição do templo restou apenas uma muralha na qual judeus de todo o mundo choram seu exílio, o Muro das Lamentações.

1a viagem Apostolo Paulo

Monte Sião

Muito conhecido pelo nome mundialmente, o Monte Sião é o guardador da Arca da Aliança até a construção do Santo Templo. O nome do monte é usado muitas vezes na Bíblia para designar a própria Terra Santa.

2a viagem Apostolo Paulo

"E vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o monte da minha santidade; e Jeru­salém será santidade; estranhos não passarão mais por ela" (Joel 3:17)

O monte Sião é o mais alto da Terra Santa, localizado na Cidade Santa de Jerusalém. É o local onde supostamente está a sepultura do Rei David.

Monte Sinai

O Monte Sinai é um dos mais famosos relatados na Bíblia e hoje faz parte do território egípcio. Conhecido como o Monte de Deus, foi no Sinai que o Senhor apareceu a Moisés em forma de uma Sarça Ardente. Nesta passagem Deus diz a Moisés que aquele lugar era Terra Santa.

E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. (Êxodo 3:2-5)

Poços de Mara

No Sinai Deus entregou a Moisés a Tábua da Lei que continha os mandamentos do Senhor.

Estes são os mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai. (Levítico 27:34)

Monte Nebo

O Monte Nebo, também conhecido como Pisga, hoje faz parte do território da Jordânia. Foi no cume deste monte que Moisés avistou a Terra Prometida sem poder entrar. Ali Moisés morreu e foi enterrado por Deus.

Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao Monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Je­rico; e o Senhor mostrou-lhe toda a terra, desde Gileade até Dã. Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor (Deuteronômio 34:1-6).

O Monte Nebo está localizado a 15 quilômetros da foz do rio Jordão. Moisés vis­lumbrou a Terra Santa de uma altitude de 800 metros.

Monte Carmelo

Um dos mais conhecidos relatos da bíblia de guerra entre a fé e idolatria aconteceu no Monte Carmelo. Foi no cume do Monte que o profeta Elias batalhou com os 400 profetas de Ball.

Agora, pois envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. Então enviou Acabe a todos os filhos de Israel: e ajuntou os profetas no monte Carmelo. (I Reis 18:19 e 20).

Monte Carmelo

Elias desafiou e venceu os profetas que clamavam por seu deus que nunca respondia. Esse episódio ficou conhecido como prova de fogo, provando que só o Senhor é Deus, anulando assim qualquer dúvida.

O Monte Carmelo também foi palco de milagres de Deus realizados através do profeta Eliseu.

Monte das Tentações

Localizado na cidade de Jericó, este é o Monte onde Jesus foi tentado pelo Diabo, logo após seu batismo. Do alto deste monte, Satanás mostrou a Jesus todos os reinos e ofereceu-lhe poder sobre todos.

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mateus 4:8-10)

Nas Escrituras o nome do Monte não é citado, somente depois ficou conhecido por esse nome.

Monte das Tentações

Monte das Bem Aventuranças

O monte é muito conhecido e ganhou esse nome devido ao famoso Sermão da Montanha, proferido neste local por Jesus.

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; (Mateus 5:3-10)

Monte das Bem Aventuranças

O monte apresenta uma visão maravilhosa da cidade de Tiberíades e de muitos locais em que Jesus pisou durante seu ministério.

 

Monte Tabor

Localizado na Galileia, o Tabor foi o monte onde aconteceu a transfiguração de Cristo enquanto conversava com os profetas Moisés e Elias.

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. (Mateus 17:1-3)

A mãe do Imperador Constantino Magno, Helena, ordenou que fossem cons­truídos três santuários no cume do monte também conhecido como Hermom: um para Jesus, e os outros dois para Moisés e Elias.

Monte Tabor

Monte das Oliveiras

O Monte das Oliveiras abriga o famoso Jardim do Getsemani, onde Jesus orava e passou um de seus momentos mais angustiantes na noite anterior à crucificação.

E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. (Lucas 22:39-42)

Jardim do Getsemani

Para conhecer os mais abençoados montes do Antigo e Novo Testamento e presenciar os locais que foram palco de grandes eventos na história da humanidade e do cristianismo, acesse o site da Terra Santa Viagens e conheça nossos roteiros que incluem os Montes e Cidades Santas de Israel, Egito, Jordânia e Turquia.


Percorra os Caminhos do Êxodo com a Terra Santa Viagens em um de seus principais roteiros. Confira o roteiro Egito, Jordânia e Israel e saiba como você pode conhecer o Monte Sinai, o Monte Nebo e seguir até a Terra Santa em uma viagem pelo Antigo e Novo Testamento, percorrendo as histórias dos profetas até conhecer o Ministério de Jesus.

 

Próximo: As Sete Igrejas do Apocalipse           Anterior: Galileia: uma região de milagres

Não nos responsabilizamos por pagamentos feitos a terceiros que não sejam cheque nominal ou depósito na conta corrente da Terra Santa Viagens.

© Copyright [Terra Santa Viagens] - Sitemaps: HTML | XML | URL | RSS